Criada em 26/06/2017 às 00h28 | Agricultura

Programa Soja Plus já contabiliza R$ 14 milhões em investimentos; só Bahia é contemplada na região do Matopiba

São beneficiados ainda Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. No total, o programa reúne propriedades que produzem 7,2 milhões de toneladas de soja.

Imagem

Iniciativa que visa oferecer gratuitamente ao produtor capacitação para uma melhor gestão econômica e ambiental de suas propriedades, o Soja Plus já contabiliza investimentos de R$ 14 milhões entre 2017 e 2017.

Na fronteira agrícola do Matopiba o único estado beneficiado é a Bahia, que concentra o programa na sua região oeste. Além da Bahia, são beneficiados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Nesses quatro estados, 1.322 fazendas receberam duas visitas técnicas e a aplicação de check list com 180 indicadores. No total, o programa reúne propriedades que produzem 7,2 milhões de toneladas de soja. Ao todo, 2.384.292 hectares de soja foram verificados. O Soja Plus também atendeu o produtor nos requisitos das legislações social e trabalhista brasileira.

NA BAHIA

Na Bahia o programa é feito graças ao convênio entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Associação dos Produtores de Sementes de Soja dos Estados do Matopiba (Aprosem), e o Sindicato de Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com o gerente de sustentabilidade da Abiove e coordenador nacional do Soja Plus, Bernardo Pires, com a parceria, o programa ampliará as suas iniciativas, principalmente as voltadas para a governança socioambiental no bioma Cerrado. A região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) é protagonista nas discussões sobre governança no Cerrado.

Com a parceria entre as quatro instituições do agronegócio, serão fortalecidas, entre outras, as seguintes iniciativas: – mobilização de produtores para receberem visitas técnicas do Soja Plus; – promoção de cursos em parceria com o Senar-BA, treinamentos e dias de campo; – distribuição de material técnico e didático, como cartilhas, folders, cartazes de divulgação e placas informativas sobre saúde, segurança do trabalho e meio ambiente; – promoção de seminários anuais em nível federal e estadual na Bahia; – monitoramento dos indicadores de desempenho das ações empreendidas. (Com informações da Farming)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário